badge colegio png
Colégio Cristão do Recife

Meu filho não consegue se concentrar nas aulas virtuais!

5 dicas para melhorar a concentração do aluno no ensino a distância. 

Com a pandemia e a necessidade de dar continuidade ao ensino que vinha sendo desenvolvido em sala de aula. Muitas instituições optaram por adotar o método de educação à distância (EAD). Muito pais, inclusive você, pode ter pensado que seria impossível desenvolver essa prática com seus filhos, porque é muito difícil manter a concentração quando a aula está acontecendo no próprio smartphone dos alunos.  

Sabendo disso, o CCR organizou 5 dicas para melhorar a concentração dos alunos durante as aulas remotas e/ ou ensino híbrido. 

  1. Encontrando um ambiente de estudo:

É impossível que o(a) aluno(a) se concentre em um ambiente barulhento, com circulação de pessoas, ou conversas que tirem sua atenção. É preciso que o ambiente de estudo seja destinado apenas para essa função, seja um ambiente tranquilo e sem muitas distrações. Por isso, evitem utilizar a mesa de jantar, o sofá ou locais onde costumamos realizar outras tarefas diferentes do estudo. O cérebro associa esses locais às atividades que realizamos neles, por isso, caso o estudante se acomode no sofá para estudar ele tende a sentir uma leve sonolência, vontade de ligar a televisão, e etc. 

    2.   Organizando o espaço:

É imprescindível ter todo o material necessário para estudo, próximo ao  aluno. Pois assim, evitamos distrações ao se levantar para buscar algo que esquecemos. Ter apenas o necessário em mãos, também é muito importante, pois excesso de material também gera distrações.

    3.   Utilizar um Planner ou agenda:

Utilizar um planner ou agenda para organizar os conteúdos a serem estudados, muitas vezes a falta dessa organização gera acúmulo de atividades. Com isso, e sem um cronograma estabelecido, o aluno se sente desmotivado em realizar as atividades, visto que muitas vezes não sabe por onde iniciar. Por isso, nossa escola organizou um planner exclusivo para ajudar nossos alunos no desenvolvimento das atividades. Acompanhem os próximos posts para saber mais.

    4.   Apps anti-distrações:

Existem alguns aplicativos criados para ajudar na concentração nos horários de estudo, um deles é o Flipd disponível para Android e iOS. Esse app serve para definir um horário para estudo, e a partir desse horário bloqueia o acesso à aplicativos de entretenimento e redes sociais. É uma ótima opção para os alunos que costumam acessar as redes durante as aulas ou momento de estudo. 

 5.   Aprendendo a aprender:

Como assim? Aprendendo a aprender?! O que danado é isso? 

Jean Paul Sartre, e a corrente filosófica do existencialismo classifica o ser humano como único, cada um possui sua individualidade. Sabendo disso, podemos afirmar que cada ser humano, por ser diferente, possui suas próprias maneiras de pensar, de agir, inclusive de aprender! Seu(a) filho(a) também! Cada aluno aprende de uma maneira, uns preferem escrever bastante, outros gostam apenas de ler, observar slides, e assim vão construindo seu próprio método de estudo.

A primeira coisa a se fazer é pensar em: “Qual a forma mais eficaz para meu filho aprender?” Não existe resposta certa. Faça testes, veja o que mais atrai o aluno. Se são recursos visuais, ou se são os tradicionais caderno e caneta. Assim, o aluno saberá como direcionar o conteúdo que estará recebendo em sala de aula. Alguns alunos possuem facilidade em assimilar conteúdos enquanto ouvem música. Por isso, cada um precisa adquirir seu próprio modo de estudar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *