CORRIGE CCR – AULAS DE REDAÇÃO VIRTUAIS DURANTE A PANDEMIA

Alunos do Ensino Fundamental I realizaram, mesmo diante da pandemia a experiência prática das aulas de Redação virtuais. Todo o processo aconteceu com base na necessidade de aprimoramento textual analisada pela Coordenação Pedagógica dos alunos do 4º e 5º ano do Fundamental I.

Uma boa Redação não é aquela em que o aluno apenas escreveu sobre determinado tema, nem aquela em que ele mostrou conhecimento da modalidade culta da língua. Redação boa é aquela cujo autor demonstra vasta cultura geral, prova por meio de raciocínio concludente que sabe argumentar com coerência e apresenta deduções que denotam a verdade de sua conclusão por se apoiar em premissas admitidas como verdadeiras.

O princípio e motivo básico da escrita é a expressão: de um pensamento, de sentimentos, de conhecimento, de uma reflexão, etc. Dizemos que é a exposição verbal do que poderíamos ter dito! Há coisas que precisam ser escritas e não faladas! A escrita, então, é como o escape daquilo que está dentro de nós! Portanto, para a maioria é uma satisfação tê-la como algo natural ao homem, intrínseco.

Contudo, há aqueles que encontram dificuldades em escrever, o que quer que seja! Falta-lhes a satisfação pela leitura, sentem aprisionados à folha branca! A escrita é um experimento, quanto mais se escreve, mais se quer escrever! Assim também, quanto mais se lê, mais se quer expor o que aprendeu, o que pensa a respeito daquilo que leu!

Pensando nesse estímulo, realizados encontros virtuais semanais com apostilas direcionadas especialmente a necessidade de cada turma. O aprimoramento ficou claramente visível desde as primeiras semanas dos encontros de estudos.

As aulas aconteciam dentro do calendário e horários das aulas remotas. Com o mesmo comprometimento das demais atividades a serem desenvolvidas, com as temáticas abordadas em debate, estruturação do texto e principalmente nas dificuldades enfrentadas no momento das produções.

A escrita auxilia a nossa capacidade de raciocínio e direciona a articulação de um discurso coerente. Essas habilidades serão cobradas dos alunos nos espaços acadêmicos e profissionais. A partir disso, já dá para começar a entender a importância da redação na Escola.

Dissertar, discutir ideais, expor o pensamento, abordar temas atuais são tarefas incipientes na trajetória de qualquer estudante. Em qualquer tipologia textual, o aluno deve ficar atento as estruturas do texto que deve ser feito. Os alunos CCR puderam vivenciar essa prática com a orientação de uma professora exclusiva para as aulas de Redação.

Parabenizamos todos os alunos que participaram com todo empenho e se dedicaram durante todo o projeto.