APROPRIAÇÃO DA CULTURA NORDESTINA NOS ANOS INICIAIS

O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvemos este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.

Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore nordestino através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.
Os nossos alunos foram desafiados a expressar por meio da pintura em tela a reprodução artística sobre os conhecimentos obtidos sobre a cultura nordestina e tradições típicas de nossa região.

Acompanhe parte dos resultados dos trabalhos desenvolvidos:

A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. As comidas típicas, a dança, as músicas, as paisagens mais bonitas de todo o país, e, claro, todo o sotaque e a malemolência deste povo que nos representa.

Por isso, durante as aulas remotas os alunos do CCR puderam acompanhar e aprender as mais diversas características que formam o povo nordestino. Desde a linguagem, culinária, escrita e Arte em toda sua grandiosidade. Puderam assim receber o estimulo de apropriação a suas raízes e representar com o envolvimento da família em pintura de tela todo o conhecimento obtido durante o mês de estudos, pesquisas, experiências e vivências!

O projeto foi extremamente significativo no que rege a apreensão e socialização dos alunos acerca dos saberes referente a cultura e no processo de identificação, reconhecimento e valorização dos aspectos culturais comuns da sua própria comunidade. É sensato dizer que o
projeto permanece vivo e intenso. O projeto também gerou uma série de frutos sobre o conhecimento e a apropriação de saberes acerca de cultura pelos alunos e mais, plantou uma semente no que se refere a exposição de cultura nordestina, essa pode e deve ser a primeira de muitas a ser desenvolvida na nossa escola.