badge colegio png
Colégio Cristão do Recife
CCR E MATIFIC – PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS CCR

Autor:

Recurso de aprendizagem matemática de excelência para os alunos!

Atualmente, uma das preocupações da educação brasileira é a formação integral do indivíduo, pois se acredita que só assim será possível o cidadão alcançar os degraus superiores na sociedade.
A Matemática é integrante na base de formação educacional do indivíduo,
caracteriza-se como um campo de saber essencial, ainda mais nos dias atuais, em que a tecnologia é dominante, possibilitando o conhecimento em diversas atividades do cotidiano.

Matific é uma plataforma digital de ensino e aprendizagem online premiada e reconhecida globalmente para estudantes de matemática do ensino fundamental. É um recurso adaptável de ensino e aprendizado baseado em jogos, alinhada aos currículos nacionais, estaduais e locais.

Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante.

O CCR acredita e estimula ao máximo a capacidade de desenvolvimento das crianças nas habilidades matemáticas e desde cedo cria cenários e ações para uma prática mantenedora de autonomia e diversidade de qualidade. Acreditamos que agora mais do nunca engajar nossos alunos e proporcionar diferentes meios de aprender de forma lúdica atrelada a tecnologia é uma forma grandiosa de conseguir ótimos resultados. Esta nova ferramenta está sendo aplicada nas turmas do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, tanto de forma online e ao vivo nas atividades de classe, quanto como desafios para serem cumpridos em tarefa de casa, atrelando os conteúdos estudados da semana para continuar o processo dinâmico.

Ressaltando que nas aulas de matemática, não podemos descuidar bem como devemos ter a preocupação de capacitar os alunos em termos de domínio de processos e do desenvolvimento de aptidões que conduzam para a resolução de problemas, visando mostrar que a matemática está também presente nas relações sociais e culturais.

Para algumas pessoas, o jogo pode ser visto apenas como recreação, ou
seja, como bem estar para aqueles que jogam, enquanto que para outras pode ser visto como um suporte na aquisição do conhecimento ou, ainda, há os que pensam que os jogos são uma preparação para a vida adulta, é um meio de aquisição de regras, fato característico da vida em sociedade.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de matemática não há um caminho exclusivo para o ensino de qualquer disciplina, em particular, a matemática. As possibilidades de trabalho são muitas, na qual o educador poderá construir sua própria prática. Sendo assim, o jogo se torna um recurso que fornece os contextos do problema e ao mesmo tempo, faz com que o aluno desenvolva estratégias para solucioná-lo.

Com a utilização dos jogos, os alunos se esforçam para superar obstáculos,
tanto cognitivos quanto emocionais, sendo que se estão motivados, ficam mais ativos mentalmente. Sendo o jogo livre de pressões e avaliações faz com que haja uma maior aprendizagem.

Mais
artigos