badge colegio png
Colégio Cristão do Recife

KHAN ACADEMY – A GAMIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS

É sabido que, o período que estamos passando gera/gerou uma série de inseguranças com relação à fixação de conteúdos e ao aprendizado de todos os alunos do Brasil e do mundo. Considerando também, que há um movimento de desaceleração por parte dos alunos às aulas virtuais, tanto por questões pessoais, como por exaustão às atividades da modalidade remota. 

Com isso, o CCR tem buscado formas driblar essa situação. Pensando sempre em maximizar a absorção dos conteúdos e promover uma base sólida aos nossos alunos. Porém, levando em consideração o contexto em que eles, e nós também, estamos inseridos. Queremos promover o bem-estar dos mesmos na hora de rever os assuntos aprendidos. Um dos recursos que estarão auxiliando este processo é a plataforma Khan Academy. 

A plataforma vem com o objetivo de promover a recordação das temáticas abordadas na matéria de matemática, durante o ano letivo de 2020, de maneira lúdica, ou melhor, gamificada. 

A gamificação é simplesmente a utilização de recursos presentes em jogos de uma maneira que promova o alcance de objetivos, sejam eles pedagógicos ou não. Funciona para gerar um interesse maior por parte do aluno em realizar determinadas atividades. 

No Khan Academy os alunos recebem trilhas de exercícios que são geradas na própria plataforma e enviadas pelos professores aos seus alunos. Cada conteúdo é revisado de acordo com a BNCC. E esses exercícios em sua maioria, são muito divertidos, bem parecidos com os jogos que nossos alunos costumam utilizar no celular. Tornando a disciplina de matemática, matéria que fará o uso da plataforma, mais divertida. Conforme os estudantes realizam os exercícios, eles sobem de nível. Os professores conseguem visualizar o desempenho da turma de modo geral e de cada aluno de maneira singular. Ao finalizar cada etapa os alunos recebem uma pontuação, esses pontos estimularão os alunos a melhorarem o próprio desempenho de maneira autônoma. Sem que eles precisem ser cobrados ou pressionados o tempo todo. 

Com este recurso nossos alunos sairão do ano atual para o próximo ano com a segurança de que compreenderam amplamente todo o conteúdo ministrado pelos professores e que será de grande importância para o desenvolvimento do aluno. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.