Indicação de Leitura para mamãe e filhos para ajudar o desfralde.

Dia de indicação: Livro para ajudar as Mamães em um momento tão importante e especial dos nossos pequenos, o desfralde. Que gera tantas dúvidas e incertezas para nossas crianças e para os familiares. Além disso, é um momento de dedicação e paciências dos Papais e Mamães, pois vamos ter roupa suja, e chão molhado durante um tempo. Ainda temos mais um fator, as crianças entendem que os excrementos são parte de seu corpinho, por este motivo é tão difícil para alguns pequenos a retirada desta fraldinha.

Mas as separações vão acontecendo de forma progressiva, então temos que respeitar o tempo de cada criança, e o controle adquirido durante este período dos esfíncteres (estruturas responsáveis pela expulsão das fezes e da urina).

Assim, os pediatras costumam recomendar para as famílias o início do desfralde por volta dos 2 a 3 anos, quando a capacidade do corpinho da criança já consegue obedecer a alguns comandos do organismo, fora a diferença do desfralde diurno e do noturno, pois os estímulos neurológicos são diferentes e exigem preparos diversos. A Escola é um enorme aliado neste período, além de ajudar no estímulo corporal, entrelaça o desenvolvimento integral da criança em todas as suas áreas, social, emocional e cognitiva.

Mas lembrem que é uma recomendação, mais importante é respeitar o tempo do (a) seu (ua) filho (a), então para ajudar nosso familiares do CCR e os que estão chegando agora, resolvi trazer este livro maravilhoso de Guido Van Genechten  (Autor, Ilustrador) e Vânia M. A. de Lange (Tradutora), que conta a história curta, em letrinhas bastão e com interação de um ratinho muito curioso que quer entender o que tem na sua fraldinha, e nas fraldinhas dos seus amiguinhos, coelho, cabrita, cachorrinho, bezerro, potrinho e porquinho, ensinando assim o motivo da utilização da fraldinha e a retirada dela, pois mais na frente o ratinho e seus amigos vão deixar a fraldinha e utilizar o peniquinho, muito legal, não é mesmo?

Além do livrinho ser de capa dura e abertura das fraldinhas, ele é muito convidativo e envolvente para nossos pequenos leitores, pois o estímulo da leitura tem que ser desenvolvido durante toda a vida da criança, desde muito pequenina, assim como fazemos diariamente nas nossas rodas de leitura e com nossos lindos Projetos. Ainda não conhecem? Vem conversar com nossa Coordenação Pedagógica e entender um pouco mais dos nossos Projetos de leitura, como a Estrela literária e a Ciranda de livros, Projetos que conversam entre si, gerando leitores felizes diante dos nossos momentos mágicos de interação com o mundo da leitura.

E assim vou me despedindo de vocês, com este amor de historinha com enorme contexto pedagógico e tema extremamente relevante. Mais informações, entre em contato com o CCR pelas redes sociais, ou pelos nosso canais de telefone:
(81)33421832/(81)998032626 Unidade de Boa Viagem. (81)981262626 Unidade da Caxangá.

Maiara Ribeiro, Coordenadora Pedagógica Da Educação Infantil, Unidade de Boa Viagem.