COMO ENSINAR SEU FILHO A CONTRIBUIR COM AS TAREFAS DE CASA

“A partir de qual idade meu filho pode começar a ajudar nas tarefas da casa?” Essa é uma dúvida comum entre os pais de crianças. Afinal, é imprescindível saber quais atividades elas já estão preparadas para aprender e executar de forma segura.

A boa notícia é que, mesmo bem pequenos, há tarefas possíveis de serem feitas por eles. E são inúmeros os benefícios de motivá-los a ajudar nas atividades em casa. Entre elas, é que esse processo torna a criança mais independente e autônoma.

Além disso, a criança aprende a ser mais responsável e a valorizar o trabalho feito por terceiros dentro do lar. Ao ajudar nas tarefas da casa, os pequenos irão ainda se sentir mais parte da família e aprender a trabalhar em equipe, já que muitas coisas irão fazer junto com os pais ou dos irmãos mais velhos.

Essa participação no lar contribuirá também para o desenvolvimento motor e cognitivo, além de ajudar no desenvolvimento social e, futuramente, profissional.  Mas atenção: tudo deve ser feito com a supervisão da família.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios de incentivar o seu filho a contribuir nas tarefas de casa, veja qual atividade ele pode executar de acordo com cada faixa etária!

2 E 3 ANOS

Nesta idade, os pais já podem ensinar ao filho sobre conceitos de organização. Isso pode ser feito, por exemplo, ensinando a criança a recolher os brinquedos e até mesmo a jogar as fraldas no lixo.

4 E 5 ANOS

Nessa faixa etária, a criança pode auxiliar na arrumação dos materiais que leva para a escola e a guardar outros objetos nos armários da casa. Atividades como ajudar a arrumar a caminha e regar as plantas também já podem ser aprendidas pelos pequenos.

6 E 7 ANOS

Nessa idade, a criança já desenvolveu melhor as habilidades motoras. Sendo assim, ela consegue fazer mais tarefas da casa. Entre elas, estão: recolher com mais facilidade o lixo, ajudar a dar banho no cachorro, passar pano na mesa onde comeu, dobrar as roupas, colocar as roupas sujas no cesto.

8 E 9 ANOS

Nessa idade, o filho consegue desempenhar as tarefas da casa com mais autonomia. Isso porque passou a ter mais noção de perigo e mais coordenação motora. Dessa forma, você já pode deixá-lo lavar a louça, varrer a casa, passar aspirador de pó, ajudar você a preparar lanches, colocar o lixo para fora, ajudar a cuidar do animalzinho de estimação da família, entre outros.

A PARTIR DOS 10 ANOS

A partir dessa idade, o filho poderá executar atividades como ajudar nas compras no mercado, ajudar lavar o carro e arrumar a mesa para o almoço e jantar. Como nessa faixa etária as crianças têm já podem executar tarefas que exigem mais responsabilidade, uma dica é conversar com elas sobre o que gostam de fazer e como acreditam que podem contribuir com os afazeres da casa.

ATIVIDADES DEVEM TEM OBJETIVO EDUCATIVO

Como você viu, as crianças têm a capacidade de realizar inúmeras tarefas da casa. Porém, é importante que os pais sempre respeitem o tempo de os filhos executarem cada ação. Além disso, a família deve tomar os cuidados necessários no que diz respeito à segurança deles.

Outra questão superimportante é não delegar funções como forma de punição. O trabalho dentro de casa deve ser estimulado como uma forma de crescimento para o filho. A ideia é utilizar esse processo a favor da educação dos filhos. Afinal, a fase da infância tem um grande impacto na maneira em que uma pessoa irá se desenvolver para o resto da vida.

Sendo assim, os pais devem ter cuidado com o que é ensinado dentro de casa, mas também fora dela! Por isso, conheça o trabalho do CCR realizado no Berçário e na Educação Infantil, cujo objetivo é potencializar o desenvolvimento completo de cada aluno!