COMO AS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Embora não façam parte do currículo escolar obrigatório das instituições de ensino, as atividades extracurriculares estão cada vez mais presentes na rotina das crianças. Além de ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, elas contribuem para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais.

Inglês, teatro, música, robótica, esportes. Diversas são as opções de atividades que podem ser desenvolvidas pelas crianças fora do horário letivo. A boa notícia é que muitas delas são oferecidas pela própria escola com o objetivo de expandir a formação dos estudantes. Além disso, proporcionam praticidade e segurança às famílias.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as atividades extracurriculares, continue a leitura para conhecer seus benefícios e escolher a(s) mais adequada(s) para o seu filho.

COMO ESCOLHER AS MELHORES ATIVIDADES PARA O MEU FILHO?

As atividades extracurriculares podem ser realizadas por crianças de todas as faixas etáriasdesde que respeitadas às peculiaridades de cada idade e, claro, o desejo dos pequenos. Afinal, de nada vai adiantar matricular o seu filho em algo que ele não consiga acompanhar ou não demonstre interesse, não é mesmo?

Por mais que você tenha observado que a criança possui um talento especial para determinada prática, se essa não for a escolha dela, não insista. Se isso acontecer, a atividade poderá se tornar um aborrecimento para o seu filho. Além dos gostos, é importante considerar também as características da personalidade da criança e seus pontos fortes e fraquezas, a fim de evitar frustrações futuras.

Escolhida a atividade, se a criança não se adaptar e quiser desistir, cabe aos pais manter um diálogo aberto para tentar compreender seus motivos. Essa é também a hora de incentivá-la a continuar pelo menos por um período. Se a situação persistir, o melhor é procurar juntos por outra modalidade que se encaixe melhor ao perfil da criança.

BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

As atividades extracurriculares proporcionam muitos benefícios. Hoje, destacamos dois deles:

A. MELHORA O DESEMPENHO ESCOLAR

As crianças que desenvolvem atividades extracurriculares apresentam uma melhora no desempenho escolar. Isso acontece porque elas aprendem novas aptidões que refletem diretamente no âmbito acadêmico.

Ao estudar algum instrumento musical, por exemplo, a criança exerce a concentração, raciocínio lógico, memorização, ritmo e coordenação motora. Esses são fatores fundamentais no processo de aprendizagem escolar.

As aulas de robótica, por sua vez, proporcionam aos pequenos, entre outros aspectos, a interdisciplinaridade. Isso é possível, uma vez que a robótica possibilita aplicar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos na escola. Tal atividade possibilita a vivência dos conceitos de várias disciplinas, como ciências, matemática e física.

B. ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Uma das atividades extracurriculares mais comuns no dia a dia e que mais contribuem para o desenvolvimento integral das crianças são as práticas esportivas. Futebol, natação, ginástica, patinação… Seja qual for a modalidade selecionada, ela será uma grande aliada para a saúde física e socioemocional dos pequenos.

Por meio do esporte, a criança desenvolve habilidades como empatia, solidariedade, autocontrole, entre outras. Nas categorias coletivas, elas aprendem a colaborar umas com as outras e a respeitar as diferenças. Aprendem também sobre limitações e potencialidades de cada pessoa ao trabalharem juntas para conquistar um objetivo comum: a vitória.

Entre tantos outros benefícios, as atividades esportivas também cumprem a função social, colaborando para a interação e o convívio com outras crianças. E não podemos deixar de ressaltar ainda sua contribuição para a saúde física. Isso porque a prática regular de esportes promove o desenvolvimento da estrutura muscular, fortalece os ossos, melhora a função cardiorrespiratória, aumenta a imunidade e evita o surgimento de doenças. Sendo assim, o esporte é uma atividade extracurricular que estimula o desenvolvimento integral do aluno!

CUIDADO COM OS EXCESSOS

Com tantos benefícios, fica difícil escolher apenas uma atividade para o seu filho, não é verdade? Mas, atenção: é preciso ter em mente que os objetivos principais das atividades extracurriculares são o aprendizado e o entretenimento.

Com a rotina cada vez mais atribulada, muitos pais se sentem culpados por não dedicarem tempo suficiente aos filhos. Como consequência, eles acabam preenchendo cada minuto livre da criança com alguma atividade, o que acaba prejudicando o seu desenvolvimento.

Os pequenos precisam de tempo livre para aproveitar a infância, brincar e descansar. A sobrecarga de ocupação pode acarretar em ansiedade, estresse e até mesmo na queda no desempenho escolar. Portanto, respeite o ritmo de cada criança e cuidado com os excessos.

Gostou do nosso conteúdo sobre atividades extracurriculares para as crianças? Então, conheça todos os serviços oferecidos pelo CCR  Nossas atividades tornam a vivência acadêmica dos estudantes mais completa e contribuem para o processo de formação integral dos indivíduos.