ROTINA DE ESTUDOS: VEJA 6 DICAS PARA MANTER O FOCO DO SEU FILHO DURANTE A QUARENTENA

Redes sociais, YouTube, Netflix… O que não faltam são distrações para tirar o foco dos filhos nos estudos. Nesse tempo de quarentena, pode surgir também aquela sensação de férias da escola.

Se eles não têm uma o hábito de estudar em casa, ajudá-los nesse momento a manter os conteúdos da escola em dia pode ficar mais difícil. Isso tem sido uma realidade em sua família? Então, continue lendo, pois essas dicas irão ajudar seu filho a criar uma rotina de estudos eficaz!

PLANNER DE ESTUDOS

Antes de tudo, temos uma ótima notícia para você! Desenvolvemos um planner feito exclusivamente para ajudar toda a família nesse período de estudos em casa! Para baixá-lo, basta clicar aqui. Esse material auxiliará a colocar os estudos em ordem de forma mais eficaz!

1. APROVEITEM A QUARENTENA

Como dissemos, esse é um momento de estudos em casa. Por isso, a quarentena deve ser tratada como uma ótima oportunidade para motivar seu filho ainda mais a estudar! Afinal, quando as aulas presenciais retornarem, o aluno precisará estar com os estudos em dia. Isso vale para estudantes de todas as idades, desde os mais novos a aqueles que estão quase concluindo o Fundamental II. Para todos eles, depois, será fundamental conseguir acompanhar e finalizar com êxito o ano estudantil.

Além do mais, como eles estão mais tempo em casa, será mais fácil se organizarem agora. Assim, ficará mais fácil para seu filho criar uma rotina de estudos adequada aos objetivos acadêmicos dele. Então, oriente seu filho a aproveitar a quarentena para iniciar esse hábito.

2. AJUDE SEU FILHO A COMBATER A PROCRASTINAÇÃO

Manter uma rotina de estudos vai exigir a virtude da perseverança. Isso acontece porque o cérebro geralmente quer gastar menos energia. Assim, as pessoas costumam gerar o desejo de deixar as tarefas para depois. Em outras palavras, isso é procrastinar.

Por isso, a ação e o comprometimento são peças fundamentais para continuar fazendo algo até que se torne um hábito. Depois, o esforço requerido para aquela ação tende a ser cada vez menor. Sendo assim, a dica é estimular seu filho a não deixar para depois o que ele pode começar agora.

Motive-o a colocar logo a mão na massa. Isso pode começar, por exemplo, pela elaboração da relação dos conteúdos que o aluno tem para estudar. Depois, ele pode montar uma agenda com os horários em que vai estudar. E o mais importante: terá que se esforçar para cumprir esse compromisso!

3. APOIE SEU FILHO

Os pais podem e devem ajudar na criação da rotina de estudos. Isso vale para a hora de organizar o espaço, os horários e manter as orientações básicas passadas pela escola. Nesse sentido, é interessante também ajudá-los a estabelecer metas, compartilhar projetos para o futuro e organizar uma rotina familiar.

Claro, tudo deve ser feito de forma moderada. Avalie a faixa etária do seu filho para saber até qual ponto ele realmente precisa de ajuda.

E lembre-se: o relacionamento e o diálogo constante entre família são sempre muito importantes para os filhos. Isso irá garantir a segurança emocional que eles precisam para alcançar os resultados esperados.

4. RETIREM OS ELEMENTOS DE DISTRAÇÃO

O espaço para estudo não deve ter distrações. Para isso, é importante que seja escolhido um ambiente tranquilo e sem barulhos.

É essencial também verificar se somente o material escolar a ser usado está perto. Qualquer outra coisa pode acabar tirando o foco do aluno dos estudos.

Então, não é indicado ter a disposição dele elementos como computador, TV ou celular se os mesmos não serão usados com fins didáticos, certo?

5. CONSTRUAM UM PLANEJAMENTO

planejamento é um dos maiores segredos do sucesso para avançar no hábito de estudar. Sendo assim, é importante se organizar. Mostre ao seu filho que é importante separar tempo não só para estudar, mas também para dormir, fazer atividades físicas e ter momentos de lazer.

Para o planejamento da rotina de estudos, é indicado, por exemplo, que ele elabore um quadro com todas as disciplinas da sua série. As matérias devem ser cuidadosamente selecionadas e intercaladas de acordo com o nível de dificuldade.

Busque saber também se seu filho tem feito a revisão da disciplina já lecionada. Quando isso não acontece, há grande possibilidade de se esquecer das orientações e explicações dadas anteriormente.

Outra dica é estabelecer objetivos que mantenham a motivação. Então, verifique se seu filho está criando metas muito baixas e fáceis demais de cumpri-las. Também veja se ele não está estabelecendo metas tão altas que nunca possa atingi-las. Se achar necessário, estimule-o a pedir orientação dos professores para desenvolver as metas de estudos.

6. MOTIVE-O A REVISAR OS CONTEÚDOS

Pesquisas mostram que a escrita ativa o cérebro e a memória de longo prazo. Então, uma dica é motivar seu filho a revisar os conteúdos não apenas utilizando a leitura, mas também a escrita. Mas, atenção: não vale substituir a escrita pela digitação.

Durante o processo de revisão, é interessante organizar as informações. Para isso, a dica é o aluno sistematizar a matéria, elaborar esquemas com palavras-chave e buscar compreender e explicá-la com as próprias palavras.

Gostou do nosso post sobre como criar uma rotina de estudos? Então, veja também este vídeo com mais dicas sobre o assunto: